Há bastante tempo não posto por aqui não é verdade? Fiquei bastante meses refletindo sobre a vida, as situações e também não senti muita vontade de escrever neste meio tempo. Mas retornarei a este ofício com muito amor estreando um tema muito importante para nós que é o mês missionário da Igreja, e neste mês de outubro, eu gostaria de contar para vocês a alegria de estar aqui divulgando o trabalho do Instituto Kareebi e dessas mulheres de força no coração e nas atitudes, que já estão há tanto tempo em Uganda, na África. A Fabiany e Rita! Eu, junto com minha amiga Bethânia fizemos inclusive uma experiência vocacional lá na África gente! Sim...e confesso que foi uma das melhores coisas que já aconteceu em minha vida. Vou contar devagar mostrando as fotos aqui tá bom?
Eu e Bethânia estávamos nos preparando já há bastante tempo para viajarmos para a África, foi um longo período de divulgação em nossa Diocese de Nova Friburgo para angariar fundos para irmos para a tão sonhada Uganda. Nós duas vimos muitos milagres acontecerem neste processo de arrecadar nosso dinheirinho para irmos, e muitas pessoas nos ajudaram tanto, mas tanto...Quanta gente generosa e prestativa! Eram finais de semanas viajando e viajando, indo de paróquia a paróquia, vendendo terços, canecas, produtos católicos, fazendo rifas, inclusive vendi até meu saxfone para irmos (rsrs), e lá descobri que nem precisava dele mais, porque a minha canção foi aprender com o amor. Como foi importante para nós duas termos aprendido com a providência e a humildade de depender das pessoas. Que alegria tivemos de conhecer irmãos e mais irmãos...e quantas lágrimas e sorrisos tivemos, só agradeço a Deus por ter tido este período maravilhoso da manifestação da missão! Algumas fotos de momentos onde tivemos alguns encontros com os irmãos e apoio de sacerdotes e de amigos próximos.
Devagar fomos nos entranhando nas terras de Uganda...A Bethânia já estava indo pela segunda vez, e eu ainda estava me adaptando aos poucos aqueles novos hábitos, ao inglês, a comida...No entanto, o tempo passou muito rápido, e parecia que eu já até conhecia aquelas pessoas, aquelas crianças, o lugar...Foi muito mágico e realmente me despertou ainda mais o meu chamado para a missão com Jesus Cristo. Ao lado esq. foto do Aeroporto no Brasil antes de irmos.
No Aeroporto de Uganda fomos recebidas pela Fabiany como mostrado abaixo:
Foram horas de viagem, uma conexão na África do Sul, depois Uganda, e tivemos bastante horas de viagem até Mwizi, a vila onde as meninas moram...Fomos recepcionadas por Rita e Anaclet:
Mwizi é uma vila distante e longe...Olhem o mapa...
Na foto estávamos em um dos pontos mais altos de Mwzi, e como foi lindo ver as bananeiras em fileiras, a natureza tão organizada. O verde vivo e o som dos pássaros e silêncio. Que paz me deu ao olhar para o horizonte e contemplar as maravilhas de Deus!
Foram horas de viagem, uma conexão na África do Sul, depois Uganda, e tivemos bastante horas de viagem até Mwizi, a vila onde as meninas moram...Fomos recepcionadas por Rita e Anaclet:
Mwizi é uma vila distante e longe...Olhem o mapa...
Na foto estávamos em um dos pontos mais altos de Mwzi, e como foi lindo ver as bananeiras em fileiras, a natureza tão organizada. O verde vivo e o som dos pássaros e silêncio. Que paz me deu ao olhar para o horizonte e contemplar as maravilhas de Deus!
O segundo contato que tivemos foram as ruas de lá...Muitas pessoas transitam entre carros, as motos sempre estão cheias de crianças e adultos. Nunca vi caber 5 pessoas em uma moto, somente em Uganda! rsrs. Sem contar com a produção de bananas, verduras e legumes, que são uma forma também deles sobreviverem.
Como sempre diz minha amiga Bethânia: "Tudo é contraste lá!"
Nos sofrimentos, vemos sorrisos, na fome, vemos a esperança, nos tumultos, vemos Cristo, com suas chagas expostas e vivas, e se soubermos tocá-las, devemos entender que o amor dói, dizia Santa Teresa de Calcutá.
Foram muitas visitas na escola, comunidades, casas de retiros, irmãos (as) de outros países e também missionários...
Foi uma experiência vasta de amor e muita entrega! Cada pessoa que encontrávamos, lugares que conhecíamos fazia o nosso coração se dilatar, os nossos membros quererem mais a missão, respirarem o evangelho...
Quanta saudade já ficou! E ainda está por vir...
Aprendi com tudo, com todos e espero que vocês possam sentir esta alegria nas fotos a seguir:
Meu primeiro contato com as crianças e primeira pregação. Tive o presente deles orarem por mim... Foi uma dádiva quando ouvia as crianças orarem, senti-me uma pessoa feliz e tão afortunada! Que alegria do Céu!
Na foto abaixo, nós tivemos o presente de renovar a nossa Consagração á Santíssima Virgem:
Tivemos também missa na Casa de missão, e foi um contato direto com a vila, as crianças, adultos e idosos de lá! Me vesti de mamãe Noel:
O povo estava em tudo...Jesus estava em todos...eu toquei as chagas do Senhor!
Um dos melhores presente foi o Peter...hoje ele é meu afilhado, e caso você queira apadrinhar uma dessas crianças, entre em contato pelo site:
http://kareebi.com.br/
O primeiro abraço, o primeiro contato, o primeiro olhar, o primeiro ritmo do meu coração, do meu chamado estampado no meu sorriso, nos pequenos bracinhos tímidos que se estendiam confiando em mim...Era ele, o Peter...
Fiquei paralisada neste instante, parecia Jesus que estava li...menino, puro, tão entregue a si mesmo e aos sofrimentos...peguei Jesus no colo...e este Jesus era um ugandense...minha vida tinha mudado completamente!
Obrigada Bethânia, Faby e Rita por me ajudarem a ser melhor.
FELIZ MÊS DAS MISSÕES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário